O Projeto SEE Learning (Social, Emotional and Ethical Learning) é um currículo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas da compaixão. O programa é baseado nas pesquisas da Emory University, de Atlanta – USA. É uma estrutura conceitual baseada em evidências, com escopo e sequência para alunos do ensino básico.
É uma estrutura conceitual baseada em evidências, com escopo e sequência para alunos do ensino básico. Baseados na ciência contemplativa, neurociência, psicologia e educação, os currículos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental incluem orientação para professores e alunos.
O objetivo do programa é ensinar competências sociais, emocionais e éticas com aplicação prática e teórica, por meio de conversas, debates e projetos. Explorando e vivenciando atividades que abordam os recursos emocionais, compaixão, zonas de resiliência, atenção, interdependência, sistema nervoso, consciência emocional e interpessoal o aluno encontra ferramentas que auxiliam na autorregulação e no engajamento social e global.
A Aprendizagem SEE reconhece que a aprendizagem social, emocional e ética pode ser desenvolvidas no nível individual, interpessoal, social e cultural. Para que nossa ação possa ser construtiva – individual e coletivamente – primeiro é preciso que os alunos se tornem conscientes de si mesmos. Segundo, é preciso cuidar e desenvolver um programa que gere motivação para um engajamento social. Finalmente, precisamos conhecer meios hábeis de preparar os alunos para serem cidadãos globais, que possam navegar por um mundo cada vez mais complexo, de forma responsável a contribuir com o florescimento deles e dos outros, em busca de uma sociedade mais compassiva e pacífica.
Inscreva-se e receba informações sobre tudo o que acontece no colégio.