Seja um aluno tutor, domine as ferramentas do Google Workspace for Education e gere impacto social na realidade escolar

Objetivos

Aprender a usar as ferramentas G Suite For Education como apoio ao processo de aprendizagem.
Apoiar os professores e/ou membros da comunidade escolar em relação ao uso de tecnologias.
Aprender técnicas e métodos de processos criativos.

O Programa Aluno tutor tem como objetivo tornar os estudantes protagonistas da cultura de inovação e da promoção do uso das tecnologias Google for Education nas instituições de ensino. A capacidade de aliar as novas tecnologias no uso cotidiano de maneira sensível e significativa é cada vez mais necessária na educação deste século. Para isso o Programa Aluno Tutor de Tecnologia Google visa capacitar os alunos no uso das ferramentas do G Suite for Education, impelindo-os no manejo consciente e efetivo destas na sua rotina de estudos. Ademais, o programa conta com uma tutoria do aluno a um professor ou membro da instituição escolar, impulsionando novas práticas de ensino-aprendizagem e de rotinas administrativas escolares, favorecendo o protagonismo e autonomia dos discentes frente às novas demandas tecnológicas da vida em sociedade e do mercado de trabalho.A ideia não é fazer com que o aluno transforme as pessoas em mestres no uso das tecnologias Google, porém, ele pode ser um agente difusor para apoiá-las, de forma que entendam que a tecnologia poderá otimizar seu tempo e facilitar seu dia a dia. Para participar do Programa os alunos devem ter a idade mínima de 13 anos, ter disponibilidade de horário no contraturno para realizar o Curso EAD e participar de videochamadas via Hangouts, além de cumprir todas as etapas e desafios propostos e ter dispositivo com acesso a internet. Os alunos serão selecionados pela própria IE para participar do programa. Inicialmente os alunos deverão realizar o curso a distância. O curso está disponibilizado na plataforma gamificada Lúdicos, a qual utiliza técnicas e mecânicas de jogos para engajar, ensinar e aumentar a produtividade. Nela os alunos serão convidados para um mundo de descoberta, onde poderão construir seus avatares e receber recompensas a partir de seu desempenho. O Curso EAD do Programa Aluno Tutor foi desenvolvido para preparar o aluno para conhecer e aplicar o uso das soluções Google para sua vida pessoal e a favor do ambiente de ensino, de modo a aprimorar a educação, bem como proporcionar mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação. Após a realização das atividades oferecidas à distância, os alunos serão convidados a se reunirem com um educador ou membro da IE a fim de dialogarem para identificar possíveis ações que são já são ou não realizadas e que podem ser aprimoradas dentro do seu contexto de realidade com a utilização das tecnologias. Com o diagnóstico realizado o aluno deverá elaborar um plano de ação para ensinar a pessoa a utilizar recursos que o ajude a partir de sua necessidade. Ao final dessa etapa a pessoa que receber o atendimento do aluno deverá responder um formulário avaliando o atendimento recebido. Por fim será aplicada uma avaliação aos alunos que verificará o conhecimento técnico em relação a utilização dos recursos Google. Para receber o certificado nacional do Programa Aluno Tutor, os alunos devem realizar o curso EAD na sua totalidade, fazer atendimento consultivo a um professor ou pessoa da IE e ter o aproveitamento mínimo de 80% na avaliação final. Ao finalizar este ciclo de aprendizagem o Programa se desdobra no desenvolvimento de liderança de projetos de impacto social dentro da realidade escolar, através de técnicas e métodos de processos criativos.