PROPOSTA PEDAGÓGICA

Uma sólida proposta para o desenvolvimento da educação integral

O Colégio Ser!, desde 1979, na cidade de Sorocaba, mantém firme seu propósito de ter o aluno como foco, pautado na educação integral.

Os estudos na área da educação, nas últimas décadas, além dos documentos que embasam o fazer pedagógico das escolas brasileiras, têm denotado a necessidade de alterar a posição do professor: daquele que professa algo, em alguém que, junto ao aprendente, possa estabelecer relações dialógicas, tornando o objeto de aprendizagem, de fato, significativo.

Por meio de sua missão, visão, valores e imagem-guia, o Colégio Ser! deixa, bem claro, que nenhum esforço será mitigado para tornar o processo de ensinar e aprender muito valoroso. Direção, professores, famílias e estudantes devem mirar na transformação do mundo e, para isso, caminham juntos.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define nosso currículo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e o Currículo Paulista define o aspecto regional a ser valorizado. Hoje, o sistema de ensino utilizado define os temas a serem suscitados e os objetos de aprendizagem para as atividades promovidas em todas as etapas do ensino, de forma a potencializar o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI, definidas, em cada área do conhecimento, por etapa.

Partindo destas premissas e acreditando no poder das mudanças promovidas, na educação do século XXI, o Colégio Ser! mantém a formação de seus professores, por meio de estratégias que visam à formação continuada de todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente na prática de ensinar e aprender.

Cabe à escola personalizar o ensino, de forma a oferecer o maior número de atividades aos estudantes, ampliando suas possibilidades e escolhas, através da pluralidade de metodologias.

Em 2021, o Colégio Ser! inaugurou a sua segunda unidade — o Ser! Boa Vista — que mantém os mesmos propósitos de sua unidade Ser! Campolim.