Edição 18 – 06/06/2025
Olá, famílias!
Confira as novidades, os destaques e as informações importantes da semana.
Boa leitura!
No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída pela ONU com o propósito de mobilizar o mundo na prevenção e reversão da degradação dos ecossistemas.
Nesta semana, nossa newsletter é especial e traz conteúdos, reflexões e aprendizados em alusão à data. Confira como vivenciamos, juntos, a importância de cuidar do planeta! 🌎✨
Pensar em sustentabilidade dentro da escola é muito mais do que discutir ideias, é transformá-las em ações práticas! E é isso que nossos alunos estão fazendo junto com a nossa máquina recicladora.
Diferente do que falamos no vídeo, o número durante a semana já aumentou! Agora já são 35 mil resíduos reciclados, o que representa meia tonelada de materiais com descarte correto!
São plásticos, latinhas de alumínio e caixinhas de suco que, além de deixarem de poluir o planeta, ajudam a economizar energia, reduzir a emissão de gases do efeito estufa e ainda geram renda para muitas famílias. 💚
Essa é a diferença que acontece quando ideias saem do papel e viram atitude. E por aqui, seguimos com o compromisso de formar não só alunos, mas cidadãos conscientes.
Alunos de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Sorocaba, estiveram na Unidade Ser! Campolim e Ser! Boa Vista no mês de maio para uma palestra de apresentação de um projeto sobre o mapeamento de poluição das águas dos rios.
O trabalho, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, realiza o controle de poluição das águas dos rios da Bacia da Mata Atlântica e conta atualmente com cerca de 2 mil voluntários em todo o país. Em Sorocaba, o trabalho é realizado pela Unesp, por meio de seus alunos.
Os visitantes foram recebidos pelos alunos do Itinerário de Meio Ambiente e Saúde. “Essa troca entre escola e universidade traz muitos ganhos para o aluno. É dessa forma que ele vivencia na prática tudo que falamos nas aulas e experimenta agora aquilo que ele vai viver daqui uns anos na graduação”, explica o professor Neto Gazonato.
Para a coordenadora de Sustentabilidade, Fernanda Torres, entender sobre a poluição dos rios, significa também olhar para o nosso consumo e descarte de resíduos. “É uma missão para as indústrias, governos, empresas e de cada cidadão. Unir os nossos alunos com os graduandos da Unesp em prol da ciência e da educação ambiental promovidos pela SOS Mata Atlântica, torna a vivência muito mais significativa”, citou.
Os alunos do 5º ano da unidade Ser! Criança estão aprendendo na prática sobre a destinação correta dos resíduos. Com a orientação da professora Edi Sanches, as crianças estão conhecendo os diferentes tipos de lixo — orgânico, reciclável, rejeito — e entendendo a importância de separar corretamente cada material.
O objetivo é formar cidadãos conscientes e responsáveis, incentivando o cuidado com o meio ambiente desde cedo. Com entusiasmo e dedicação, os alunos estão se tornando verdadeiros agentes da mudança dentro e fora da escola! Veja no vídeo!
Alunos do Itinerário de Arte e Cultura estão desenvolvendo um projeto sobre a conscientização do consumo através da proposta de um mercado onde os alunos desenvolvem um novo rótulo para as embalagens. Esses rótulos trazem dados sobre o consumo e produção dos produtos que consumimos. É basicamente fornecer dados de conscientização, uma maneira de informar o consumidor sobre o produto que ele está comprando.
“A ideia surgiu no GTPisa, quando decidimos que o projeto seria algo relacionado à sustentabilidade. Quando trouxemos para os alunos, eles gostaram da ideia e logo se engajaram. Vamos trabalhar nesse projeto ao longo do ano”, explicou o professor João Souza.
O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment) é um estudo comparativo internacional, realizado a cada dois anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE – em francês: Organisation de coopération et de développement économiques), e mensura habilidades dos jovens de 15 anos de idade em usar a leitura, a matemática e a ciência para enfrentar os desafios da vida real.
Ações como essa revelam como pequenas iniciativas podem realmente fazer a diferença no mundo ao nosso redor.
Neste ano, a edição da InterGincana, maior evento esportivo do Colégio, incluiu desafios de sustentabilidade para as equipes. O Ensino Médio abordou as mudanças climáticas com o tema: “Soluções para as vulnerabilidades climáticas de Sorocaba”– uma forma de se conectarem com os problemas e soluções para as cidades Já as turmas do Fundamental II, escolheram uma ONG, se conectaram a elas e já realizaram ou estão em andamento com campanhas que atendam às determinadas necessidades. “Provocar os alunos a pensarem e agirem para além dos muros da escola é uma forma de conectá-los a diferentes realidades, além de formá-los para uma vida com mais compaixão e humanização”, comenta Fernanda Torres, coordenadora de sustentabilidade.
No vídeo, nossos alunos contam um pouco sobre a experiência deles em cada projeto.
Já segue o Colégio Ser! nas redes sociais? Veja quais são os nossos canais:
Não esqueça de marcar o colégio nas suas publicações!
Um bom fim de semana a todos e até a próxima sexta-feira!
Leia as edições anteriores:
Ser! Acontece I 30mai25
Ser! Acontece I 23mai25