Ser! mulher: Crescendo, liderando e fazendo a diferença

A presença feminina no ambiente de trabalho tem crescido gradativamente no Brasil. Em 2023, as mulheres representavam 52,2% do mercado de trabalho, e, aos poucos, o espaço que antes era pequeno foi se expandindo. Embora os desafios ainda persistam, a presença feminina está transformando a dinâmica das organizações e contribuindo para o crescimento e a inovação em setores como educação, administração e outras áreas.

Na educação, as mulheres não só administram com excelência, mas também lideram iniciativas inovadoras que transformam a experiência escolar, além de comandar salas de aula e projetos que englobam cidadania, respeito e compreensão. Muitas mulheres têm impulsionado mudanças significativas, promovendo ambientes mais inclusivos e eficientes.

Elas e nossa história

No Colégio Ser!, nossa equipe é composta por cerca de 56% de mulheres, incluindo nossa diretora-geral, Vanessa Buffo. O colégio nasceu de um sonho, começou pequeno e logo cresceu. E é exatamente isso que a maioria das nossas profissionais vivenciou: o crescimento de novos espaços, novos alunos e novos serviços. Desde então, tivemos muitas mudanças, mas as mulheres sempre estiveram presentes em praticamente todas as áreas, desde o setor de limpeza até as funções de liderança.

Memórias que encantam

Com 17 anos de dedicação, Elisabete Fernandes lembra de como tudo mudou ao longo do tempo. Tia Bete, como é carinhosamente conhecida, faz parte da equipe de limpeza, focada na cozinha, preparando também diariamente o café para os funcionários da unidade Ser! Campolim. Ela assistiu ao crescimento do colégio e à expansão dos segmentos, como o maternal e o berçário. “Aqui sempre foi um local muito bom para trabalhar. Nunca sofri nenhum preconceito por ser mulher. Sinto que com o passar dos anos, de modo geral nas empresas, isso tem melhorado.”

 

Vera Lúcia

Vera Lúcia, que atua na limpeza operacional, recorda os desafios que se transformaram em momentos de alegria e orgulho, destacando a importância de manter a energia positiva, mesmo nos dias mais difíceis. “Tenho muito orgulho de limpar um lugar e ver que as pessoas reconhecem isso. Além disso, trabalhar aqui me proporcionou amizades que mantenho até hoje e a oportunidade de acompanhar alunos que passaram por aqui. Tudo isso é muito gratificante.”

 

 

Érica

Há 21 anos no colégio, Erica Santos começou como estagiária e hoje coordena a área financeira. Ela ressalta a importância de apoiar outras mulheres e sempre transformar desafios em oportunidades. “Ser mulher é lembrar da importância de apoiar outras mulheres ao longo do caminho, criando um ambiente mais justo e inclusivo para todas. É ser parte de uma rede de força, inteligência e potencial ilimitado.”

Joelma

 

Já Joelma da Rosa relembra sua trajetória de oito anos no colégio com um sentimento de gratidão. Ela passou por áreas como limpeza e berçário, até chegar à biblioteca, onde está atualmente. “Comecei a trabalhar no Ser! em uma fase muito difícil da minha vida, encontrei pessoas maravilhosas que me ajudaram muito. Ao longo do tempo, a mulher ganhou mais espaço, e acredito que isso seja um reconhecimento pela nossa capacidade e valor. Desejo que todas as mulheres sejam persistentes e encarem os desafios sempre com força e coragem. Tudo nessa vida é possível, basta você querer. Para mim, ser mulher é me sentir realizada e grata por tudo que aprendi aqui e por todo reconhecimento que sempre recebi.”

Celebrar a presença da mulher no mercado de trabalho, e principalmente na educação, é reconhecer que cada gesto e cada desafio superado traz um toque especial ao dia a dia do colégio. Onde há paixão pelo que se faz, o ambiente se transforma em um espaço acolhedor, inovador e inspirador para todas e todos.