News

Sobre o uso da ferramenta Zoom

Na última semana ocorreram problemas de segurança na plataforma ZOOM, sistema de vídeo conferência adotado como alternativa para comunicação profissional nesse período de isolamento social.

Estamos desde 23 de Março utilizando a plataforma para nossas aulas online ao vivo, na época entendemos ser a ferramenta mais eficiente para esta demanda devido a sua qualidade nas chamadas e recursos adicionais. A ferramenta recebeu relevantes avaliações, e foi classificada em primeiro lugar por especialistas como a Gartner Peerinsights e a G2 Crowd, entre as plataformas de reunião e apresentação online de 2020.

Os quesitos de segurança foram avaliados, e levamos em conta a possibilidade de gerar salas fechadas, com endereço restrito e senha de acesso, também consideramos a possibilidade de permitir ao administrador da sala aceitar ou banir participantes não pertencente ao grupo.

Entendemos que o ambiente virtual, mais amplamente, a internet, tem por característica inerente, a vulnerabilidade, por isso não requisitamos cadastro ou imputação de dados pessoas, para acessar as aulas, bastando apenas um login simples com dados fornecidos por nós, esses dados (senha) mudam semanalmente. Outro fator importante é que desabilitamos o microfone e a câmera dos participantes ao entrarem na aula aumentando a privacidade dos mesmos.

Em resposta ao ocorrido, o CEO da empresa ZOOM, Eric Yuan assumiu o problema, ele se comprometeu publicamente a aumentar os níveis de segurança, e já na última atualização do sistema encontramos a implementação de criptografia e gerenciamento de segurança.

Da nossa parte temos profissionais de TI acompanhando o caso e trabalhando em alternativas técnicas que tornem cada vez mais seguro o uso da plataforma para nossos estudantes, familiares e profissionais.

Estamos a disposição para possíveis dúvidas.

Leave a comment