Mistérios do Egito Antigo e Terra Santa

O Egito Antigo foi uma civilização da antiguidade oriental ao Norte da África, concentrada ao longo do curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país do Egito. Era parte de um complexo de "Civilizações do Vale do Nilo", dos quais as regiões ao sul do Egito (hoje no Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália). Tinha como fronteira norte o Mar Mediterrâneo, a oeste o Deserto da Líbia, a leste o Deserto Oriental Africano e a sul a primeira catarata do rio Nilo. O Egito Antigo foi umas das primeiras grandes civilizações da antiguidade e manteve durante a sua longa existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com povos estrangeiros tenham sido também uma realidade.

O Capítulo 5 do Livro 1 de História nos traz a civilização egípcia antiga em todo seu esplendor e fascínio e a exposição “Mistérios do Egito Antigo e Terra Santa, muito embora seja uma exposição de pequeno porte, possibilitou aos alunos uma vivência bastante interessante. Por meio de 73 peças originais e 62 réplicas, os alunos puderam observar, apreciar, descobrir e desvendar muitos mistérios; além de realizar um trabalho de coleta de dados importante para trabalharmos, posteriormente, um Ateliê. Vale ressaltar a fala do curador da exposição que proporcionou um aprofundamento em algumas questões, com a oportunidade de perguntas e questionamentos por parte dos alunos.

Fonte: http://www.egitoantigo.net/introducao-egito-antigo.html

Desenvolvido por limão digital