Início do ano escolar …

A criança chega ao mundo mansamente, nove meses… chega e, aos poucos, vai ficando mais acordada do que dormindo. Começa seu caminhar… vai para a escola, para o seu jardim de infância….

Acreditando em uma educação que cultiva a beleza da infância, sua relação viva com a natureza, mas que também introduza, de forma natural, elementos do nosso mundo humano e tecnológico, vamos seguindo, com um discreto bater de asas, nossa travessia de educadores (Pais e Professores).

E, o primeiro diálogo deste ano, aconteceu no dia 17 de janeiro, com a presença do educador Gandhy Piorski*.

Gandhy abordou o tema: O Pensamento Sincrético da criança.

Trouxe reflexões sobre os três grandes territórios pelos quais a criança constrói seu senso de identidade: o mundo, o corpo e a imaginação.

Começamos! Já estamos todos – pais e educadores – segurando luz nas mãos.

Desejamos um ano de muitas colorações nas aprendizagens de todos – famílias e escola – e que possamos continuar com os olhos repletos de cores e mãos de luzes para tecermos um mundo cada vez melhor.

Gandhy Piorski – Colégio Ser!

Encontro de PaisBerçário, Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino FundamentalO pensamento sincrético da criançaExistem três grandes territórios pelos quais a criança constrói seu senso de identidade: o mundo, o corpo e a imaginação. O que são esses territórios? Como eles trabalham na estruturação da criança? Quais são suas formas de comportamento e expressão? Como podemos compreendê-los, a partir da ótica da criança, para melhor aprofundá-las em suas experiências? Apontaremos portas de entrada para cada um desses territórios com o intuito de aproximarmo-nos da infância e seu vivo interesse em (re)encantar o viver.

Publicado por Colégio Ser! Sorocaba em Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Silmara R. Ferraz.